março 19, 2010

Mentir ou Falar a verdade?



Somos seres complexos e como tal a nossa mente vive num rodopio que nem sempre nos deixa ficar no mesmo sitio.
Todos nós mentimos, mas até isso tem a sua complexidade. Alguns preferem dizer: Não menti, omiti. Ora pois, há diferença realmente, embora nem sempre seja usado o termo correcto e a maior parte das vezes estamos realmente a mentir.
Mentir vem do latim mentire, que quer dizer altar à verdade, prometer falsamente, enganar, fingir, já omitir significa não dizer ou não fazer algo. Pois bem quando eu digo a uma colega, vestida toda Multi Cooler e sem nenhum sentido do que fica bem ou não(tipo imagem da esquerda :D ), que esta está lindérrima estou claramente a mentir(se bem que se dizer lindérrima é claramente em tom irónico, ai já vai caber à percepção de quem me está a ouvir xD), no entanto se alguém deduzir isso sem qualquer tipo de confirmação, e eu não disser nada do contrario apenas me limitar a sorrir levemente, estou a omitir. As pessoas continuam induzidas em erro, que minta quer omita. Mas porque fazemos isso? Para não magoar a pessoa que está a nosso lado? Não será pior se descobrir depois?
É muito fácil dizer do que fazer, num mundo ideal ninguém mentia e toda a gente aceitava as coisas como elas são. Mas não vivemos num mundo ideal.
Dês do inicio das nossas vidas é nos ensinado que não se deve mentir, contudo também nos é dito que nem tudo o que pensamos devemos dizer.
As crianças são conhecidas por serem sinceras e falarem com o coração e o que estão a pensar no momento sem realmente se importar com o outro que está a ouvir. Mas já nós adultos temos a consciência que o que dizemos pode causar sofrimento aos outros e podemos querer evitar isso… Mas como seremos sinceros sem magoar ou provocar agressividade ou a zanga de quem nos está a ouvir? Como não seremos cobardes se silenciarmos opiniões/verdades que nos podem ser prejudiciais? Como não seremos considerados interesseiros, por dizermos aquilo que é esperado que seja dito?.. Então… Como podemos dizer a verdade sem mentir?
A resposta reside no momento, na oportunidade e nas pessoas.
Uma mulher (regra geral, digo mulher porque é o mais comum, o que não significa que nos homens também não se aplique a mesma “regra”) irá sempre dizer que prefere um homem sincero a um mentiroso.
Contudo, no fim, o mais provável é ficar chateada com ambos. No caso do homem sincero, ele confessa que gosta alguém e ela sempre se vai sentir trocada. No caso do que mente e descobre depois não perdoa e chama de tudo e mais alguma coisa e só vê todo o lado mau.
Numa opinião muito pessoal, a mentira a mim é algo que me faz alguma confusão, prefiro mil vezes que me digam a verdade em determinados assuntos, como o citado em cima e como por exemplo num caso de amizade do que me mintam, se não gostam digam logo e assim ambos seguimos a nossa vidinha ^^.
Porque a mentira pode magoar, mas não deixa ferida.
Cya

1 comentário:

  1. Ai tinha que vir comentar. Gostei munto deste texto. só acho uma coisa que não referiste aqui. há dois tipos de mentiras. as mentirinhas brancas e as mentiras mais sérias (das primeiras são totalmente desculpáveis e até são munto úteis. xD). é triste que hajam pessoas que usem a mentira para subsistir...
    Tenho uma mana filósofa xD

    ResponderEliminar