março 28, 2010

Vícios


Todos nós temos vícios, uns mais acentuados que outros, mas todos temos, e geralmente até mais que um.
Com os tempos surgiram novos vícios...
A maioria de nos passa grande parte do seu tempo livre a ver tv, outros a ouvir musica, outros com o tele na mão (as vezes nem tão a manar mensagens mas tão sempre à espera que alguém lhes mande uma para responder, so para não ter as mãos desocupadas..^^), outros não largam o pc para ter aquelas conversas profundas com as pessoas que tiveram há 10 minutos atrás, mas como tudo é mais fácil no pc, deixam-se levar por uma conversa carregada de “emoticons” a simbolizar estados de espírito.
Fazemos isto todos os dias e nem nos apercebemos. Estudos dizem que o tempo que passamos durante uma vida a der tv, por exemplo, É SÓ o equivalente a 12 ANOS da nossa vida, coisa pouca. ^^(é por essas e por outras que não vejo tv, meus ricos aninhos). E se calhar nem reparamos que parte desse tempo é tempo muito mal perdido. Programas como Você na TV ou As Tardes da Julia, são completamente escusados na nossa vida. Era reparemos que mais de metade dos seus programas são exclusivamente a falar da via alheia de certas pessoas, e como o povinho é muito coscuvilheiro (todos somos mesmo não querendo, uns mais outros menos), gostam de saber que o Joaquim António Silva tem a maior couve de Portugal e a única coisa que jura lhe ter dado como adubo foi água e muito amor (e mais uns fertilizantes daqueles potentes, mas pronto essa parte fica nas entrelinhas ninguém precisa de saber ne?)
Espetam para nossa vida carradas de emoções de tristeza e alegrias que não são as nossas, só para nos prenderem a ver o seu belo programa.
Um filme, uma serie, uma novela, uns desenhos animados (os bons claro nada dos novos todos computorizados <.<’) e ate mesmo uns documentários, são bons para abstrairmo-nos, por um pouco, das nossas vidas secantes e da nossa realidade deixando-nos divagar por um outro universo nem que seja por apenas uma horita. Mas tudo o que é de mais é em exagero, quantos de nós, após um dia de trabalho, chega a casa e não se senta no sofá a ver um programa qualquer de tv todo o santo dia, quando podia ir variar e ir sair passear ou fazer uns jogos em família? Parece parvo? Cansado de mais para jogos? Mas será que não compensam a estar a ganhar uns quilos valentes devido as horas sentados a ver “lixo”?

Quem fala de tv fala de outros vícios claro. Eu própria, por exemplo, sou uma viciada em ouvir musica, o que até acho um coto ridículo visto que há pouco mais de 5 anos não tinha mp3 e sobrevivia bem (Maldita a hora em que ganhei um ipod’s <.<’’[cof cof bendita a hora cof cof]). A verdade é que não consigo sair à rua sem levar o meu rico mp3, se os phones avariam ou fico sem bat fico logo chateada. Andar na rua sem musica para mim torna-se quase que monótono, isto claro se não estiver acompanhada, se estiver, o caso muda de figura :D, mas, claro, que tem de ser bem acompanhada se não quero o meu rico mp3 na mesma xD. Até em casa quando estou no pc tenho necessidade de estar a ouvir musica, faz-me sentir bem, o silencio já me faz confusão! Ok… escrito isto vejo que estou mesmo a precisar de contactar os musicoolicos anónimos! Gosh!
O vício do telemóvel.
Este virou uma autêntica febre, já ninguém passa sem o seu tele e se por acaso se esquecem dele em casa ou no carro cai-nos o mundo aos pés. Incrível como uma coisa tão insignificante que à uns anos só gente rica tinham acesso (se bem que aquilo de TeleMÓVEL não tinha nada.. tijolos? -roll) Hoje em dia, em principal a classe jovem, não larga o tele tem sempre de andar com ele nas mãos a ganhar umas artroses só para escrever meia dúzia de palavras, para nem começar a falar na escrita de mensagens, (tipo : ex memu winda, xaix kmigu oje?.... really?) que daqui a nada inventa-se um dicionário disto… Confesso que as vezes dava-me jeito um para conseguir ler o que algumas pessoas me escrevem e não só por tele.. o que é ainda pior. Mas adiante, é verdade que o telemóvel faz muito jeito, para podermos falar com as pessoas que no momento não podem estar ali ao lado, para dar uns recados ou para um pai controlar melhor o filho, dá sempre jeito. Mas também corta muito na comunicação cara a cara chegando a haver mesmo pessoas que falam por tele uma ao lado da outra, digam-me qual o propósito disso? Se forem raparigas[que é a grande maioria] é obviamente para falar mal da pessoa que está ao lado, assim já podem dizer que não estavam a falar nas costas da dita cuja, ate estavam a falar bem em frente dela, a pessoa é que não reparou :D. Já chegamos ao cumulo de terminar namoros, ou despedir alguém por telemóvel, isto não é mau… é muito mau! Vamos chegar a um ponto onde a comunicação cara a cara não existe somos simples fantoches com um telemóvel.
Por fim a internet, nomeadamente msn’s, hi5’s(sei que já ta fora de moda, ne?, mas para o exemplo serve), FaceBook’s e demais meios de comunicação online. É óptimo podermos ter um msn ou coisa semelhante quando queremos falar com pessoas que moram longe de nós e como tal não podemos comunicar de outra forma. Dou graças a existir esse tipo de “instrumentos” que me possibilitou conhecer pessoas, acabando algumas por se tornar muito importantes na minha vida, mais do que alguma vez esperava, e que de outra forma não conheceria, nem falaria hoje em dia.
Mas falando não desses casos, mas sim dos casos que referi acima, em muito semelhantes aos do telemóvel. Quantas pessoas não passam parte do seu dia a ver-se e a mal se falarem, e depois chegam a casa enfiam-se à frente do pc para falar com essa mesma pessoa com quem passou o dia. E dizem tudo aquilo que não lhe disseram durante o dia. Já tive gente a dizer-me assim à e tal depois logo no msn falamos escusado será dizer que isso me chateia profundamente, ora se tem tempo para me dizer para falarmos por msn tem mais que tempo para me dizer que raio quer ali, e por vezes é algo mesmo insignificante. O msn veio banalizar muito as conversas interpessoais, limitando tudo a um bando de emoticons e uns lol’s pelo meio. Não digo que não faço o mesmo, as vezes ate o faço sem dar conta. Já cheguei ao cumulo de falar por msn para a minha irmã que estava no quarto ao lado, só para não levantar a ceira da cadeira. (é pah, o quarto ainda é longe e tal….. ou não)^^’’’
E até começava a falar da nova “febre” de rede social o FaceBook, mas isso tem muito pano para manga, talvez num outro post.
Vivemos numa sociedade de vícios e cada vez nos surgem mais, regra geral relacionados com as novas tecnologias. Queira-mos ou não em menos de nada tornamo-nos uns prisioneiros de tudo o que é inovação e se não controlarmos isso qualquer dia não fazemos nada esperando que tudo seja feito por nós inclusive comunicar, algo tão vital ao ser humano como respirar.
A mudança é algo necessário e indispensável, mas não esquecer que algumas coisas “velhas” não fazem mal nenhum até bem pelo contrário ;)

Cya

Sem comentários:

Enviar um comentário